domingo, 28 de fevereiro de 2016

BM&FBOVESPA no MetaTrader 5

A  MetaQuotes Software, detentora dos direitos da plataforma MetaTrader 5, fez um acordo com a   BM&FBOVESPA para transmitir os dados de mercado do bolsa de valores no terminal Metatrader.  Dessa forma é possível agora ter acesso aos dados da Bovespa diretamente do terminal sem pagar nada por isso. As cotações possuem um atraso de 15 minutos em relação aos últimos preços. 

Como resultado prático desse acordo, temos uma série de ferramentas do terminal MetaTrader 5 disponíveis para o estudo  dos ativos do mercado de ações brasileiro. O problema é que a maioria dos programas criados na linguagem mql5 (EA's, Indicadores, Scripts)  não estão configurados para rodarem nos ativos negociados na BM&FBOVESPA. 

Nas próximas semanas estarei trabalhando no desenvolvimento de Robôs direcionados ao mercado de ações brasileiros. Inicialmente pretendo reescrever o código de alguns Robôs que utilizam indicadores clássicos baseados em médias de preço. A medida que os resultados forem surgindo eu estarei compartilhando aqui no blog.

Robô Média Móvel - mql5 - Baixar grátis

 Segue um exemplo de um EA desenvolvido para negócios com base no indicador média móvel simples. A ideia é comprar ou vender quando a linha do indicador cruzar com barra de preços do ativo.

O desempenho do Expert pode ser visualizado na captura da imagem do otimização feita no terminal do MetaTrader: